01 abril 2013

Mitos da beleza: Verdade ou mentira?


Oi meninas, hoje é 1° de Abril dia da mentira (avá é mesmo? Quanta novidade!) e hoje venho falar para vocês alguns mitos da beleza. Quem ai nunca ficou encanada quando a mãe diz: “Quando tiver fios brancos não arranque porque vão surgir muito mais depois!”? Pois hoje iremos saber se esse e outros mitos são verdadeiros ou falsos.


10 mitos da beleza:

1- Arrancar cabelos brancos apressa o surgimento de outros?
Não. Quando os fios de cabelos começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios ficarão brancos também. Tudo culpa dos melanócitos, células que ficam próximas do bulbo capilar. Quando perdem a capacidade de produzir melanina, pigmento responsável pela coloração natural dos cabelos, os fios embranquecem. A produção de melanina cai por vários motivos: pode ser genético (por isso há quem vá ficando grisalho antes mesmo dos 20 anos), pela produção hormonal - e pelo próprio envelhecimento.

2- O cabelo se acostuma com o xampu?
Sim, os cabelos se "acostumam" com um produto depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antirresíduos a cada quinze dias resolve o problema.
3- Tirar as cutículas faz com que cresçam mais?
Sim. Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.
4- Água quente estraga os cabelos
Sim. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborréia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.
5- Raspar faz o cabelo crescer mais grosso?
Não. Porque quando raspa os cabelos são arrancados diretamente a partir do folículo. Portanto, quando o cabelo cresce de volta, que faz parte da gama de crescimento, fazendo o cabelo parecer mais espesso.

6- Rodela de pepino nos olhos acaba com as olheiras?
Sim! O pepino tem propriedades tonificantes, que ajudam a clarear as manchas escuras, causadas pelo cansaço, rodelas geladas são melhores ainda. Use as rodelas nos olhos à noite, pois o vegetal pode manchar a pele ao contato com a luz do sol. Saches de chá não são indicados para eliminar inchaços, pois, os mesmos possuem alta capacidade de manchar a pele.

7- A gelatina deixa as unhas mais fortes e os cabelos mais brilhantes?
Sim. Para um crescimento saudável, tanto as unhas como os cabelos precisam de nutrientes diferentes. Entre elas o colágeno, que está presente na gelatina. O colágeno é responsável pela cicatrização de feridas e regeneração de tecidos. No caso das unhas e cabelos, o colágeno forma uma matriz onde os minerais aderem para torná-los fortes, resistentes e brilhantes.

8- Cortar o cabelo fortalece o fio?
Não. ‘Aparar’ as pontas modela o cabelo, deixando-o mais arrumado e bonito, entretanto não fortalece e nem ajuda no crescimento. Se os seus cabelos precisarem de força, use produtos antiqueda e corte os cabelos somente quando houver necessidade.

9- Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos?
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não super estimular a produção de óleo.

10- Esmalte escuro fortalece as unhas?
Não. Os esmaltes escuros têm a mesma fórmula dos esmaltes claros. O que acontece é que os esmaltes, tantos os claros quanto os escuros, criam uma película sobre a unha, impedindo que ela quebre com tanta facilidade. Assim ela cresce por inteiro e parece estar mais forte.
Bom meninas, espero que esse post tenha ajudados vocês e tirado algumas possíveis dúvidas! O post ajudou você?
Não se esqueçam de comentar!
Beijinhos, Florzinhas!




6 comentários:

  1. Engraçado, sempre achei as minhas unhas mais duras depois que tiro o esmalte escuro. Que será que acontece? Vai entender.

    Beijo
    michele-otero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser só uma impressão sua, Michele! Eu mesma amo um esmalte escuro e minhas unhas são fracas e quebram muito fácil.
    Obrigadinha pela visitinha! :)
    Beijinhos, volte sempre e serás sempre muito bem vinda! :*

    ResponderExcluir
  3. Eita, já acreditei em muitos desses mitos, rsrs.

    Adorei o blog e já estou seguindo!
    Se quiser, venha conhecer o meu cantinho:
    http://camidamin.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredito que muitas também, Camila! :)
    Obrigada por seguir e irei conhecer o seu cantinho sim!
    Obrigada pela visitinha!
    Beijinhos, volte sempre e serás sempre muito bem vinda! :*

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu post hehehe com boas dicas mesmo!!!
    Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar siga que eu sigo tb!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou, Bia! :)
    Irei conhecer seu cantinho sim e se gostar sigo!
    Obrigada pela visitinha!
    Beijinhos, volte sempre serás muito bem vinda! :*

    ResponderExcluir